quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A sua empresa está preparada para atender as necessidades dos idosos?




Lendo uma entrevista do Dr. Alexandre Kalache sobre a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas e privadas que atendam as demandas dos idosos, fiquei pensando o quanto as nossas empresas de varejo e serviços estão despreparadas para lidar com esse público.
Normalmente os serviços oferecidos por planos de saúde, clínicas médicas, telefonia, restaurantes, supermercados, lojas, entre tantos outros estabelecimentos que além de produtos oferecem serviços, podemos perceber que os idosos, na maioria das vezes, ficam a margem destas ofertas.
Pesquisas apontam para um rápido e crescente envelhecimento da população brasileira, resultando num colapso de demandas não atendidas tanto pelo setor público, quanto pelo setor privado. Nesta tendência se revela uma grande oportunidade para empresas focarem esse nicho de mercado, criando ofertas diferenciadas que tornem idosos consumidores dos seus produtos e serviços.
É um equívoco pensar que o público idoso não tem dinheiro para consumir. O impacto do volume de clientes e vendas pode ser bem expressivo na receita final.
Atendendo um cliente, gerente de uma rede de supermercados, ouvi ele dizer que um dos seus maiores problemas era a frequência de idosos no seu estabelecimento comercial. Comentou que o consumo diário era muito pequeno porque esse público normalmente anda a pé e não tem condições de transportar muitos volumes. A idéia era contratar uma consultoria em marketing que mudasse o público alvo da empresa e que incentivasse as famílias da região a fazerem suas compras mensais no supermercado dele.
Está aí a prova de que a nossa cultura não considera a potencialidade dos idosos como consumidores. Ao invés de trocar a clientela do supermercado, não seria mais lógico aumentar o consumo desses clientes através da oferta de serviços e conveniências para eles?
Pense nisso, quantos serviços podem ser ofertados aos idosos nos estabelecimentos comerciais? Basta se colocar no lugar do idoso e pensar quais são as necessidades e desejos desse público.
Pode ser uma grande oportunidade para aumentar as suas vendas!

Recomendo a leitura da entrevista do Dr. Alexandre Kalache na última HSM Management – Efeito Copacabana



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