quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pesquisa sobre envelhecimento de células garante Nobel de medicina

Jornal da Globo

Segunda-feira, 05/10/2009

Nesta segunda-feira (05), o Prêmio Nobel de Medicina foi dado a três pesquisadores americanos. Seus estudos podem ajudar em tratamentos contra o câncer, além de retardar o envelhecimento das células.

Pesquisa sobre envelhecimento de células garante Nobel de medicina

A descoberta sobre o envelhecimento de células garantiu a pesquisadores americanos o Prêmio Nobel de Medicina.

Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak encontraram a resposta para um enigma que intrigava cientistas: como copiar cromossomos inteiros durante a divisão das células sem nenhuma perda. A resposta estava na investigação dos telômeros.

Eles são formados pela enzima telomerase, que funciona como uma capa protetora nas extremidades do cromossomo. A enzima preenche função comparável à da capinha de plástico na ponta do cadarço de sapato, por exemplo, que impede que o cadarço se desfie.

Sem o telômero, o cromossomo se danifica e diminui a cada divisão celular, ou seja, a célula envelhece mais rápido. No caso do câncer, contribui para que células ruins se multipliquem sem parar.

Entender esses processos abre caminho para a medicina desenvolver novos tratamentos em células cancerosas. Além, claro, de retardar o envelhecimento de células, a mesma coisa que manter-se jovem mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário