quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-PE), Alexandre Matos

Os dados revelam que o mundo vive um processo de envelhecimento populacional. E, diante dessa realidade, a geriatria destaca-se como uma especialidade fundamental. Afinal, é o ramo da medicina que enfoca o estudo, prevenção e tratamento das doenças e da incapacidade em idades avançadas.
A geriatria é uma especialidade de abordagem multidisciplinar, na medida em que idosos geralmente têm diversos problemas concomitantes. Quase sempre os pacientes beneficiam-se de tratamentos conjuntos com profissionais de diferentes áreas. Assim sendo, o geriatra é um médico com sólida formação em clínica médica e especializado em lidar com as doenças mais freqüentes na 3a idade, e a manejar diversos problemas de saúde concomitantes. E, trazendo para a realidade recifense, o dado é preocupante: a cidade só conta atualmente com seis geriatras, titulados pela Associação Médica Brasileira e reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, o CREMEPE.
A SBGG-PE tem lutado, juntamente com o Centro de Geriatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz com reivindicações ao Governo do Estado para que se crie uma residência médica em geriatria neste Hospital, ligado à Universidade de Pernambuco,. Precisamos de médicos com treinamento adequado para atender o idoso e hoje não temos uma quantidade expressiva de profissionais no Estado", alerta Dr. Alexandre de Mattos, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-PE).
"Na prática, o trabalho é baseado na prevenção, orientação dos pacientes, avaliação da memória, humor e autonomia. Além disso, busca simplificar a prescrição dos medicamentos", lista Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário